A Resina Epoxi é Segura para Alimentos? Veja essas Dicas Importantes

Resina Epoxi é Segura para Alimentos

A resina epoxi é segura para Alimentos?

  • Colocar alimentos encima da epóxi é seguro?
  • A resina epóxi é aprovada?
  • Como deixar a resina epóxi mais segura?

Essas são as perguntas mais populares que chegam aqui para nos. A Epóxi tem muitos usos na cozinha, como copos, tábuas de corte, bancadas, ou até mesmo facas.

Como pode ser um adesivo eficaz e um material de revestimento, você pode considerar usá-lo para reparar ou criar diferentes tipos de itens na cozinha. Pode funcionar igualmente com qualquer tipo de madeira, fibra de vidro, plástico ou metal; você pode usar a resina epóxi para reparar qualquer coisa.

Com sua popularidade na cozinha ou em casa, você pode se perguntar como é seguro usar epóxi em superfícies que entrarão em contato com alimentos. Uma vez curados, a resina epóxi, torna-se um plástico inerte.

Funciona muito bem e parece ótimo, mas há uma pergunta:

Colocar alimentos encima da epóxi é seguro?

Os epóxis de qualidade são igualmente tão claros quanto qualquer outro tipo de epóxi. Ser seguro ou não alimentar não deve afetar a qualidade do epóxi. Muitos vendedores tentam destacar o fato de que sua resina epóxi é mais resistente ao amarelecimento.

Esse epóxi deixará qualquer meio que cobrir com uma proteção de cor fiel, camada de brilho de alto brilho para manter a superfície protegida por um longo tempo.

Como curar a resina epoxi e torná-la mais segura para alimentos?

Mesmo os epóxis de melhor qualidade, não são seguros para alimentos se não forem curados corretamente. Epóxi conterá: um frasco de resina e um frasco de endurecedor.

Deve ser misturado e aplicado em seus epóxi em um espaço quente (temperatura ambiente). Será diferente misturar epóxi quando estiver mais frio do que 50-75 graus.

Recomenda-se a aplicação de epóxi em duas demãos, uma camada fina de vedação para evitar que as bolhas de ar subam mais tarde e uma camada mais espessa (aplicada quando a camada estiver seca).

Os usuários também precisarão de um recipiente / copo limpo para a mistura e ferramentas de medição com precisão de 100%.

A maioria dos produtos epóxi precisará de uma proporção de mistura de 1: 1 de resina e endurecedor, o que significa que, se você quiser tornar sua epóxi mais segura para alimentos, precisará usar exatamente a mesma quantidade de resina e endurecedor.

Ao misturar os dois componentes, a resina e o endurecedor podem demorar um pouco. Você deve misturar lentamente (5-7 minutos) e cuidadosamente ou introduzirá bolhas de ar na mistura.

Você descobrirá que a mistura está completa quando a mistura muda de cor e opaco para claro. Misture o Epóxi muito bem porque, se qualquer resina ou endurecedor não misturado permanecer nas laterais do copo, ele criará pontos úmidos não curados.

Quando derramar a mistura, não raspe as laterais dos copos para retirar todo o epóxi (ainda haverá alguns pedaços de epóxi não misturado). Certifique-se de que a superfície em que você está aplicando a mistura esteja limpa, sem poeira e lixada.

Recomenda-se usar luvas de nitrilo, óculos de proteção e respirador ao trabalhar com epóxi. A mistura de resina epóxi é muito pegajosa e será muito difícil removê-la se entrar em contato com a pele.

Em suma, desde que você compre epóxis que sejam seguros para uso com alimentos, cura-los adequadamente os tornara mais seguro.

No entanto, ainda existe o perigo de danos se as instruções e recomendações não forem seguidas com cuidado. Cada marca de resina epoxi é diferente e utiliza diferentes ingredientes e proporções em seus produtos.

DICA: Sempre siga cuidadosamente as instruções durante seus projetos.

>> Curso de Mesas Resinadas JA Training | Curso Completo em Vídeo Aulas (Clique aqui)

Se você gostou desse artigo e lhe ajudou de alguma forma, deixe um comentário abaixo.

Artigos recomendados:

Mesa Resinada

Como secar Resina Rápido

Como retirar as bolhas da Resina Epoxi

Mesa Resinada de Madeira

Resina epoxi é segura para Alimentos

1 comentário em “A Resina Epoxi é Segura para Alimentos? Veja essas Dicas Importantes”

  1. A resina é segura para produzir potes e utilizar como embalagem para cosméticos naturais? Com o tempo ela solta alguma substância tóxica? Agradeço a atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPERE! NÃO SAIA DESSA PÁGINA

É A SUA UNICA CHANCE!

mesa resinada

INSCREVA-SE AGORA NO CURSO DE MESA RESINADA COM

80% DE DESCONTO